Seleção e Cruzamentos – Mosaico

 A correta seleção dos progenitores é fundamental para atingirmos os resultados que procuramos, pelo que devemos atentar nas características mais fortes de cada ave, procurando o parceiro que irá acentuar essas características ou por outro lado as equilibrará.

Nos mosaicos existe a “linha macho” e a “linha fêmea. Teoricamente não será possível obter do mesmo casal machos e fêmeas de exposição. Deste modo para obtermos fêmeas de exposição, é necessário utilizar machos “linha fêmea” (machos com menos marcações). Por outro lado quem procura obter machos de exposição, utilizará fêmeas “linha macho”, que são fêmeas com marcações excessivas perante o standard OMJ/ COM.

 Aqui ficam alguns resultados de cruzamentos que podem ser feitos e respetivos frutos.

  – Macho de máscara cheia e lipocromos intensos vs. Fêmea com máscara e lipocromos intensos

  • Resultado: Deste cruzamento irão resultar apenas machos para exposição. Dado o complemento genético fornecido pela fêmea, estes apresentarão máscaras cheias e intensas. Por sua vez as fêmeas apresentarão lipocromo intenso e cheio na cabeça (máscaras umas maiores outras menores). São as denominadas fêmeas de trabalho, onde poderão ser aproveitadas as suas características para produzirem bons machos.

Macho com máscara reduzida ao mínimo vs. Fêmea apenas com uma bela linha ocular, de exposição, com um lipocromo intenso

  • Resultado: Deste cruzamento irão resultar excelentes fêmeas de exposição. Por seu lado, os machos apresentarão características idênticas às fêmeas no cruzamento nº1, não servindo portanto para exposições.

3º – Macho com máscara intensa mas com lipocromos menos intensos (zona de eleição da cabeça delimitada) vs Fêmea apenas com uma bela linha ocular, ou com mascara reduzida.

  • Resultado: Fêmeas de Exposição ou fêmeas com máscara mais ou menos intensas

Breve resumo:

Macho máscara cheia vs. Fêmea intensa = Machos exposição + Fêmeas Produtoras de Machos

Macho máscara reduzida vs. Fêmea com linha ocular, com intensidade = Fêmeas exposição

Macho máscara intensa vs. Fêmea com linha ocular ou máscara = Machos intermédios + Fêmeas exposição

Fonte Ilustração : Viktoria Mart @ ArtStation

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.