Quem sou eu?!

O Inicio
  Desde que me lembro que a minha vida está interligada com o fantástico e apaixonante Mundo das aves. Estes genes transmitidos pelo meu pai – também ele um grande entusiasta por todo o tipo de aves – levaram-me a gostar e apreciar estes delicados seres vivos.
  Durante a minha juventude perdia a conta às horas a fio que passava envolvido pela Natureza, a escutar e a observar o comportamento de aves bem conhecidas da nossa fauna como os pintassilgos, os chamarizes, os verdelhões, os pintarroxos, piscos de peito ruivo, etc.
  
Canários

 O gosto pelos canários chegou perto dos 16 anos. Inicialmente com cerca de 4 a 5 casais, ia dando os primeiros passos na criação, navegando e aprendendo bastante em fóruns, entre os quais, o saudoso Canaricultura Tuga. O gosto foi-se tornando maior, e proporcional a este, ia adicionando casais ao plantel.
 Para mim o ano dividia-se em 3 partes:

  •  Entre Janeiro e Fevereiro preparava e escolhia cuidadosamente os reprodutores.
  • De Fevereiro a Julho, a magia da vida ia acontecendo no meu canaril – nem sempre com o maior dos sucessos, mas com muita dedicação e perseverança. Terminada a época de criação, era hora de dar algum repouso às aves e começar ansiosamente a marcar no calendário as exposições que iriam ocorrer.
  • Após a entusiasmante época de criação, seguia-se a não menos espetacular época das exposições, onde adorava ver todo o tipo de aves nos diferentes certames, e com muita expectativa, adquiria novos exemplares para dar mais vida e qualidade ao plantel. O pináculo desta época ocorria na maior e mais diversificada exposição que visitava regularmente – a Avixira – onde percorria cada banca da feira, e cada linha de gaiolas, observando, aprendendo e …sonhando um dia ver alguns frutos da minha dedicação e trabalho ali expostos juntamente com o meu nome. Passava horas a percorrer as bancas,  ouvindo algumas impressões que os criadores trocavam entre si. 
Filiação num Clube Ornitológico

 Em meados de 2016 decidi então filiar-me num clube ornitológico por forma a obter um número único identificador – o meu STAM – e desta forma anilhar e registar as aves nascidas no meu canaril. Primeiramente filiei-me no Clube Ornitológico de Vialonga, estando atualmente filiado no Clube Ornitológico de Aveiras de Cima com o STAM DZ97-FOP.

A Mutação Satiné

 Em 2018, e após ponderar em que mutação deveria apostar,  decidi escolher uma mutação fascinante com a quel me iria iniciar nas exposições – o Satiné Amarelo Mosaico. Aves de uma beleza extraordinária e uma mutação que apesar de “recente”, estava já bastante difundida nas suas diversas variações e formas.

A 1ª participação como Expositor

 Em 2019 chegou o momento de concorrer pela primeira vez num certame. O evento escolhido foi o XI Costa Azul em Setúbal. O entusiasmo era enorme! O processo de escolha das aves, a preparação, a entrega e a espera pelos resultados deixaram-me bastante entusiasmado e ansioso. E não poderia ter corrido melhor!  Das 5 aves que enviei obtive 5 prémios! ( 1º, 2º e 3º em SAM Fêmea, 2º em SAM Macho e 2º em IAM).

A Tentativa de Consolidação

  Virado o ano, e num 2020 completamente atípico derivado ao surto de COVID-19 , as exposições foram sendo canceladas uma após a outra. Uma das poucas que foi avante foi o 15º Internacional COM do Atlântico, em Famalicão.

   Depois de alguma reflexão decidi participar no mesmo e…. não podia ter ficado mais orgulhoso e feliz com os resultados que obtive num certame de grande qualidade  e muito concorrido, com quase 6000 aves. Com um 2º lugar em Isabel Branco, 1º em SAM Macho e 1º e 2º em SAM Fêmea, o resultado final superou largamente as expectativas! O orgulho foi imenso, ao ver e sentir o reconhecimento do nosso trabalho ao longo de toda a época.

 Daqui para a frente as expectativas não podiam estar mais altas!

Marcelo Carvalho – DZ97-FOP

 

Palmarés

73º Campeonato Nacional 2021
1º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 92 pts
2º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 91 pts
1º Mosaico Rubino - 90 pts
Avixira 2021 - 10ª Expo Internacional COM
3º Satiné Mosaico Amarelo - Macho 91 pts
2º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 91 pts
3º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 90 pts
2º Satiné Branco - 92 pts
15ª Internacional COM do Atlantico 2020
1º Satiné Mosaico Amarelo - Macho 92 pts
1º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 91 pts
2º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 90 pts
2º Isabel Branco - 90 pts
XI Campeonato Ornitológico da Costa Azul 2019
1º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 91 pts
2º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 90 pts
3º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 89 pts
2º Satiné Mosaico Amarelo - Macho 89 pts
2º Isabel Mosaico Amarelo - Macho 89 pts
5ª Expo Aza Aves - Azambuja 2019
2º Satiné Mosaico Amarelo - Fêmea 90 pts
2º Satiné Mosaico Amarelo - Macho 89 pts